segunda-feira, 31 de maio de 2010

Evento reuniu autoridades e ídolos do futebol no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.


A Diretora-Geral da UNESCO, Irina Bokova, participou na manhã dessa segunda-feira, 31/05, do lançamento da campanha "1GOL: Educação para Todos" no Brasil. O evento aconteceu no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, e reuniu autoridades e ídolos do futebol como Zico e Raí. Na ocasião, foi divulgado o vídeo nacional da campanha produzido com ex-atletas e jogadores em atividade.
O representante da UNESCO no Brasil, Vincent Defourny, a presidenta da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, Fátima Cleide, o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Carlos Eduardo Sanches, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Franklin Leão e o secretário executivo-adjunto do Ministério da Educação do Brasil (MEC), Francisco das Chagas, estiveram presentes na cerimônia.
A iniciativa “1GOL: Educação para Todos” é fruto de uma parceria entre a Campanha Global pela Educação (CGE) e a FIFA para pressionar os governos a cumprirem as metas do Programa Educação para Todos, estabelecidas pela UNESCO na Convenção de Dakar/Senegal, em 2000, e garantir que todas as crianças do planeta tenham acesso à educação de qualidade até 2015.

A idéia é aproveitar a proximidade da Copa do Mundo para formar uma rede de apoio à causa, que já soma mais de 60 países e diversas personalidades do esporte, da música e do cinema, além de autoridades públicas. No exterior, jogadores como Zinedine Zidane, Cristiano Ronaldo, Thierry Henry, Michael Owen e Eto'’o colaboram com a iniciativa. A rainha da Jordânia, Rania Al-Abdullah, o secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, o ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, o presidente sul-africano, Zuma, e a secretária de Estado americana, Hillary Clinton também aderiram.

No Brasil, o “"1GOL: Educação para Todos”" é coordenado pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, que também integra o grupo gestor da iniciativa em nível internacional. No capítulo brasileiro, o 1GOL é realizado em cooperação com a organização sem fins lucrativos ActionAid, com as agências do sistema das Nações Unidas, UNESCO e UNICEF. Conta também com o apoio do movimento Todos Pela Educação, da associação Atletas pela Cidadania e da Vivo. O Governo do Estado do Rio de Janeiro colabora com o evento de lançamento.

Como participar: 
A meta da iniciativa é atingir pelo menos 30 milhões de assinaturas em todo o mundo, sendo um milhão no Brasil, por meio de um abaixo assinado virtual no endereço www.marque1gol.org.br. Em breve também será possível assinar a petição on-line por meio do sistema WAP, que será disponibilizado pela operadora de telefonia celular Vivo. As assinaturas da petição serão entregues aos líderes mundiais na Assembléia Geral da ONU, em setembro de 2010. As assinaturas brasileiras também serão entregues ao Congresso Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário