terça-feira, 2 de outubro de 2012

1° de Outubro - Santa Teresinha do Menino Jesus



A vida da Santa Teresinha do Menino Jesus marca na História da Igreja uma nova forma de entregar-se à religiosidade. No lugar do medo do "Deus duro e vingador", ela coloca o amor puro e total a Jesus, amor puro, infantil e total, como deixaria registrado nos livros "Infância Espiritual" e "História de uma alma".

Prece Missionária - Santa Teresinha do Menino Jesus 


"Senhor, que quiseste que Santa Teresinha do Menino Jesus fosse o Amor no coração da Igreja, ajuda-nos a ser anunciadores do Teu Evangelho, mesmo nos contextos onde a justiça e a paz não têm lugar. Faz de nós, cristãos, construtores de um mundo assente sobre o pilar do Amor. Amém."




Santa Terezinha do Menino Jesus - Filme completo de sua vida





segunda-feira, 17 de setembro de 2012

3º CMN: Compromissos da IAJM

Participantes do Mutirão da Infância, Adolescência e Juventude Missionária (IAJM) no 3° Congresso Missionário Nacional (CMN) lançam Carta Conclusiva.


Tivemos a graça de participar do 3º Congresso Missionário Nacional, em Palmas, TO, entre os dias 12 e 15 de julho, que teve como tema: Discípulos Missionários: do Brasil para um mundo secularizado e pluricultural à luz do Vaticano II e como lema: Como o Pai me enviou, assim eu vos envio (Jo 20, 21). E, nós, assessores da Infância, Adolescência e Juventude Missionária, nos dedicamos, em clima de oração e partilha, à reflexão sobre os desafios e oportunidades do mundo de hoje para a missão específica de crianças evangelizando crianças, de adolescentes evangelizando adolescentes e jovens evangelizando jovens, segundo o grande sonho de Paulina Jaricot (1799-1862) iniciadora da Obra da Propagação da Fé (1822) e de dom Carlos Forbin Janson, bispo de Nancy, que fundou, em 1843, o que viria a ser depois, as Pontifícias Obras da Infância Missionária. Assim, propomos:

Formação permanente dos assessores da IAJM: além da dedicação e amor, é fundamental investir na formação dos assessores para reforçar a fé na inserção na comunidade eclesial e no exercício da missão. Além dos encontros e cursos presenciais, recorrer mais aos recursos de comunicação para cursos à distância.

Diante do mundo secularizado e pluricultural: urge que assessores da IAJM levem em conta a realidade na qual estão inseridos crianças, adolescentes e jovens, hoje. Trata-se de um mundo cada vez mais sem referência a Deus e com ofertas muito variadas no campo político social, cultural e religioso. O mundo contemporâneo exige personalidades fortes para um testemunho profético, comunidades fraternas e comprometidas, criatividade e ousadia.

Inserção na Pastoral Orgânica: A IAJM não é movimento, e nem grupo paralelo na Igreja Local. A IAJM é "Obra Pontifícia", portanto, sua missão fundamental é cooperar para que tudo o que há na Igreja se abra e assuma a Missão Ad Gentes como parte da essência mesma da Igreja. Agradecemos ao clero, aos consagrados e consagradas que apoiam a IAJM e sugerimos que a dimensão Missão Ad Gentes faça parte da formação nos seminários e na Vida Consagrada.

Investir organicamente na formação das famílias: Por mais que muitas famílias estejam em crise, o ser humano depende profundamente da família para construir sua personalidade. Não há como trabalhar pastoralmente com crianças, adolescentes e jovens sem um trabalho pastoral simultâneo com suas respectivas famílias. E este trabalho da IAJM precisa estarem sintonia e cooperação com todas as instâncias da Igreja que trabalham com a família.

O compromisso da IAJM: Não se forma missionário apenas com reuniões, encontros, celebrações. É preciso aprender a ser missionário pela pedagogia do "aprender fazendo". A experiência progressiva da ação missionária, com acompanhamento, é essencial para favorecer o compromisso missionário de crianças, adolescentes e jovens.

O uso das Redes Sociais: Como as crianças, os adolescentes e os jovens estão cada vez mais voltados para as Redes Sociais, obviamente cabe a IAJM oferecer alternativas variadas e bem atrativas para a missão Ad Gentes via Redes Sociais.

Agradecimentos: Ao encerrar o 35 CM N agradecemos a todas as famílias e comunidades que nos acolheram em suas casas e nos trataram com tanto carinho. Nossa gratidão às nossas famílias e comunidades que nos possibilitaram viajar e participar deste Congresso. Louvamos
a Deus por esta graça especial de ter podido viver esta importante experiência de encontrar irmãos e irmãs comprometidos com a IAJM e partilharmosa riqueza dos dons, carismas, funções e ministérios que recebemos em função da Missão.

Participantes ao Mutirão da Infância, Adolescência e Juventude Missionária no 3° Congresso Missionário Nacional.
Publicado na Revista Missões - Setembro 2012

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

"Somos batizados, portanto, devemos ser MISSIONÁRIOS!"

No dia 25/08, nós que somos vocacionados para missão, promovemos uma gincana vocacional! O encontro era o vida de grupo da área integrada CELEBRAR, por isso, fizemos várias provas para que aumentassem cada vez mais o conhecimento sobre as vocações.

Essa iniciativa deu muito certo! Uma das provas era a arrecadação de alimentos para as religiosas, e as crianças conseguiram mais de 80kg de alimentos, incluindo roupas e produtos de higiene. Todas saíram do encontro dispostas a cumprir ao chamado de Deus no batismo, quando nos tornamos missionários.









"O amor encerra todas as vocações" - Santa Terezinha
De todas as crianças do mundo, Sempre amigos!


Brasil: Crianças já são chefes de família em 130 mil lares brasileiros



Com o pai preso e a mãe dona de casa (com três outros filhos para cuidar), Jenson da Cruz Menezes, de 11 anos, tem responsabilidade: é do seu trabalho que depende a família, que reside em um barraco no bairro do Coque. Ele não tem feriado nem domingo, e passa as manhãs em um cruzamento no bairro de Ilha do Leite, perto do centro de Recife, onde vive de vender pipocas. Seu objetivo é vender pelo menos cem saquinhos por dia, mas basta uma chuva forte, para estragar os R$ 50 almejados como renda diária da família.

Tirando o que gasto comprando, esse dinheiro fica bem menor" — diz o menino, que estuda à tarde e ainda ajuda na tarefa dos irmãos menores, porque a mãe é analfabeta e se diz sem condições de ajudar as lições dos filhos. Sem Bolsa Família, ela também fica nos sinais vendendo a mesma mercadoria, mas admite que é do menino que vem a maior parte do dinheiro da família. Cada saquinho de pipoca é vendido por R$ 0,50.


Ajuda a irmãos nos deveres

Essa realidade de ter o sustento da casa de crianças é a mesma de 131 mil famílias no país, segundo o Censo Demográfico de 2010. De 15 a 19 anos, são 661 mil adolescentes e jovens responsáveis pela família.

Meu pai está preso porque matou muita gente e preciso de dinheiro para comer”, diz ele, com franca simplicidade.

A mãe, Vera Cruz de Menezes, tem mais três filhos (de 8, 5 e 3 anos), dois dos quais estão na escola. Mas afirma que Jenson é o orgulho da família: “O menino é muito estudioso, não precisa de adulto para ensinar a ele não. E ainda ensina aos menores.”

Mesmo trabalhando, Jenson consegue frequentar a escola. Está na sexta série.

Elisabete Bilac, socióloga da Unicamp, diz que esse tipo de chefia familiar expõe a importância de se atacar o trabalho infantil no país.


FONTE: O Globo (RJ) – 28/08/2012

sábado, 26 de maio de 2012

História de uma Alma...Santa Terezinha do Menino Jesus


Essa postagem vai servir para muitos assessores, como nós! Me peguei lendo um pouco da vida dessa humilde santa, e gostei muito, até que decidi compartilhar com todos que fazem a Infância Missionária. 

         Seu lema era: “Amar a Jesus e fazer com que ele seja amado por todos”.

Santa Teresinha do Menino Jesus ou da Sagrada Face é a santa mais amada no mundo. Aquela que o Papa Pio X proclamou “a maior santa dos tempos modernos”. A francesa Marie Françoise Thérèse Martin (Maria Francisca Teresa Martin), nasceu no dia 2 de janeiro de 1873, em Alençon-França. Seus pais foram Luís Martin e Célia Guérin. Aos 2 anos já pensa em ser religiosa. A prematura morte de sua mãe, quando ela tinha 4 anos fez com que ela se apegasse a sua irmã Pauline, que elegeu para sua “segunda mamãe”.

          A repentina entrada dessa irmã no Carmelo, fez a jovem Thérèse, adoecer. Curada pela ‘Virgem do Sorriso’ imagem da Imaculada Conceição que seus pais tinham afeição, tomou uma forte resolução de entrar para o Carmelo. Quase ao completar 14 anos, no natal de 1886, Teresa passa por uma experiência que chamou de “Noite da minha conversão”. Seis meses depois, Teresa decide que quer entrar para o Carmelo (Ordem das Carmelitas Descalças). Como a pouca idade a impede, é levada por familiares, em novembro de 1887, para uma audiência com o Papa Leão XIII em Roma, para pedir a exceção. Em abril do ano seguinte é aceita. Fez sua profissão religiosa, em 8 de setembro de 1890, e tomou o nome de Thérèse de I’enfant Jesus et de Sainte Face, mas ficou conhecida pelos franceses após sua morte como Thérèse de Lisieux. Sua irmã, Pauline, também carmelita, publicou em 1898 os escritos de Santa Teresinha, intitulados “História de uma Alma”. No dia 17 de maio de 1925, Teresinha foi canonizada pelo Papa Pio XI. O mesmo Papa a declara Patrona Universal das Missões Católicas em 1927. O Papa João Paulo II a declara Doutora da Igreja em 1997. Sua festa é celebrada no dia 01 de outubro.
        Em vários escritos, Santa Terezinha publicou: ”Minha vocação é o amor. Que Jesus me dê um amor sem limites. A ciência do amor! Não quero senão esta ciência, porque eu não tenho nenhum outro desejo, senão este: Amar Jesus até a loucura!”. “Senti a caridade entrar em meu coração, a necessidade de esquecer a mim para dar prazer aos outros, e desde então eu sou feliz”.
          Santa Teresinha ficava encantada com as rosas. A sua alma era tão somente amor e perfume de rosas. Sua linda vida estava terminando e sabia que não havia feito mais que começar enquanto se dispunha a entrar na vida eterna com o bom Deus. Ela afirmou: “Eu não morro, entro na vida”, havia escrito a seu irmão espiritual o missionário Padre Maurício Belliére. Suas ultimas palavras: “Deus meu, te amo”. Ela explicava que depois de minha morte “farei cair chuva de rosas”, dizendo que proporcionaria uma chuva de favores e benefícios, para que possamos melhor amar o bom Deus intensamente. Aqui está a prova de como pequenos gestos e simplicidade de vida, pode-se chegar a beleza da santidade.
Sua vida transformou-se numa verdadeira doutrina espiritual, conhecida como: “Pequeno Caminho, ou Infância Espiritual”. Seu “Pequeno Caminho” nos ensina a colocar a nossa vida no amor radical ao bom Deus e absoluta confiança em sua Divina Providência. Deus está presente em toda parte e em toda situação de nossa vida. Deus é bom e tudo é graça.

         
Ela orava pelos sacerdotes, especialmente pelos missionários. Tinha o desejo de ser missionária. Embora nunca tenha saído do Convento, foi declarada padroeira universal das missões e dos missionários, ao lado de São Francisco Xavier, que foi fundador e missionário das missões no Oriente. Veja agora algumas fotos, dessa padroeira linda! 






Sempre Amigos! :)



Missionário é assim...

Mas uma vez a IAM superou as expectativas dos assessores e arrebentou nesse último sábado, dia 26.05.12. O encontro foi o CELEBRAR, sobre o tema: "Com Maria, descobrimos o nosso ardor missionário". Eles aprenderam direitinho como a Infância e Adolescência Missionária trabalhava no a serviço do mundo, e como podemos ser grandes missionários se seguirmos o exemplo de Nossa Senhora. No fim, celebramos com um lanche coletivo. 






De todas as crianças e adolescentes do mundo, sempre amigos!
Santa Terezinha, São Francisco Xavier e São Paulo Tchen rogai por nós! 
Até breve (:

quarta-feira, 23 de maio de 2012

IAM - Natal/RN comemora 169 ANOS DE MISSÃO!

No dia 19 de maio, nós que fazemos a Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária comemoramos 169 anos de muita história e missão. Além disso, comemoramos o aniversário de 5 anos de IAM na nossa comunidade. Então, nós não poderíamos ter ficado de fora!! Preparamos uma missa, cheia de alegria, e apesar da ausência de muitas crianças pelo tempo de chuva, o espírito santo nos deu muitas forças para continuar a missão! Logo a baixo iremos postar as fotos dessa linda festa.






A 169 anos o céu recebe almas salvas pelo exército do Menino Jesus! 
Sempre Amigos!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Bote Fé Natal


Uma imensa festa com dezenas de artistas e um público de quase trinta mil pessoas: assim foi o grande show Bote Fé em Natal, no dia 10 de fevereiro, que marcou a chegada da Cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e do Ícone de Nossa Senhora à capital do Rio Grande do Norte. O show agora vai virar o DVD oficial do Bote Fé, que deverá ser lançado em maio pela Sony Music.

JM em Serviço


Vejam como os jovens da nossa comunidade estão trabalhando, confiram o blog da Juventude Missionária Imaculada: http://jmimaculada.blogspot.com/

Carnaval Missionário

Neste último sábado (11/02) comemoramos nosso carnaval com um baile de máscaras, onde os membros caracterizaram-se com máscaras, pinturas e tudo mais. Foi um encontro super divertido, com dinâmicas e muito louvor, as crianças e adolescentes gostaram bastante.

Próximo sábado (18/02) não haverá encontro, por ser carnaval e muitos irão viajar. Dia (25/02) retomaremos com nossas atividades. Paz e bem!

2012

No dia 04/02/12 retomamos nossas atividades com gosto de gás. Preparamos um cartaz onde foi exposto pelos próprios membros algumas metas para este ano de 2012. O encontro foi super dinânimo e acolhedor para os novos membros se sentirem à vontade. Os assessores estão animados e com muitos planos para este ano.

De todas as Crianças e Adolescentes do mundo... SEMPRE AMIGOS!